RE=edirecionamento

terça-feira, 17 de julho de 2012

EMERSON - SHEIK, considerado um fenômeno, símbolo de raça.


Aquilo que não me mata, só me fortalece
Friedrich Nietzsche

Emerson, o Sheik, relembra infância pobre em Nova Iguaçu.
http://www.youtube.com/watch?v=JB0BbApzRlM&feature=fvsr

"Por isso que eu tenho velocidade cara, faço trabalho físico desde criança, subindo e descendo escadas atrás de pipas."


FINAL COPA LIBERTADORES 2012

Comentaristas esportivos percebem Emerson, popularmente conhecido como "SHEIK", como um atleta que tem "poder de decisão, veloz, sabe driblar, aparece quando precisa." A mídia traz expressões do tipo: "raçudo, garçom, marrento, provocador, não desiste."


Esse fenômeno Emerson, o Sheik, fez-me pensar em sua trajetória, que aliás, é extremamente interessante, então decidi dividir minhas reflexões com meus leitores.

Ao nascermos trazemos conosco a herança genética, que funciona como uma espécie de memória e registros de cada indivíduo, determinando características que vão além das puramente físicas, como cor dos olhos, do cabelo, estatura... Isso cabe dizer que existem genes para o comportamento e, que esses genes afetam nossa postura social e política, por assim dizer. O que se sabe é que nascemos com essa carga hereditária, mas o ambiente é um fator decisivo na aquisição de determinados comportamentos e até mesmo doenças. Pois, o indivíduo pode ter em seus genes uma pré-disposição para uma determinada doença, por exemplo a depressão, mas o ambiente vai determinar se esse indivíduo vai ser depressivo ou não, considerando-se a capacidade de enfrentamento que cada pessoa possui para lidar com eventos estressores em sua vida. Portanto, podemos dizer que os fatores genéticos são importantes para o comportamento humano, assim como o ambiente.

Após esse breve entendimento, voltamos nosso olhar sobre o Emerson, o Sheik, que teve uma infância extremamente pobre e com muitas dificuldades, inclusive passou fome, morando em uma casa de chão batido, onde um pão, muitas vezes, era dividido entre seus irmãos e sua mãe.

Acredito que esse ambiente hostil, com muitas adversidades, tenha fortalecido Emerson, que tem em seus genes um potencial de adaptação e flexibilidade à eventos estressores e, ao invés de deixar-se enfraquecer e derrotar, tornou-se forte, um guerreiro. Até mesmo seu potencial físico, foi estimulado pelo ambiente, onde ele mesmo expressa em entrevista: - “Por isso que eu tenho velocidade cara, faço trabalho físico desde criança, subindo e descendo escadas atrás de pipas."

Então, para Emerson, jogar sob pressão não o afeta emocionalmente, considerando-se que se acostumou a viver em situações críticas. Podemos até pensar que a pressão do contexto esportivo serve como um estímulo para que dê o seu melhor. 

Entende-se que no desenvolvimento humano, ambientes familiares e sociais são decisivos na construção de indivíduos saudáveis e com potencial de ação positiva, onde a busca de equilíbrio entre a superproteção e a negligência a seus filhos podem fazer toda a diferença para a formação de adultos com capacidades múltiplas ou não.


Uma boa leitura a todos!

Um abraço e até mais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário