RE=edirecionamento

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A MENTE PODE DOMINAR A MATÉRIA???


Pergunto-me diversas vezes: - "O  que diferencia um campeão de atletas igualmente  talentosos?"..."O que faz com que sejam tão especiais, tão brilhantes?"...Exercem um fascínio sobre multidões no mundo inteiro..."Quais as características que os diferenciam?"...



Ao ler os livros sobre a história de  Rafael Nadal e de Michael Jordan, percebo que além da obstinação, determinação, disciplina, perseverança, resistência e força física, comprometimento, busca constante por uma melhor peformance, coragem, tanto  nos treinos como nos jogos, há uma característica que faz com que superem até mesmo a dor: o CONTROLE DA MENTE.


Sim, esses atletas conseguem fazer com que a mente supere a matéria. Pode-se dizer que eles além de se dedicarem com paixão aos treinos técnicos, táticos e físicos, também dedicavam boa parte de seu tempo para treinar a mente, a fim de manterem o foco e a concentração nos planos de jogo, estabelecendo metas, as quais são buscadas passo a passo, onde a concentração está no próximo passo a ser dado, pacientemente, um de cada vez.


Entregam-se com paixão em tudo que fazem na sua trajetória esportiva, encaram os treinos como se estivessem disputando um campeonato, há uma motivação intrínseca,  que embora exaustos, coloca-os novamente com força para prosseguir com o jogo, em um exercício constante de superação.



Para Michael Jordan o medo é uma ilusão, então a maneira de lidar com isso é não pensar no fracasso, pelo contrário, pensar positivo, buscando em cada fracasso o combustível para uma nova tentativa. Esqueça o resultado, relaxe e concentre-se no que tem que fazer durante o jogo, ou seja, esteja pleno no aqui e no agora, totalmente presente e focado. Pode-se dizer que está trabalhando seus pensamentes com técnicas cognitivas, a fim de evitar que pensamentos negativos dominem sua mente.


Rafael Nadal tem duas palavras que o acompanham resistência e continuidade. Na resitência busca a superação dos próprios limites, consegue esquecer a dor utilizando suas habilidades psicológicas, onde como ele mesmo diz: - ...se a mente está clara e forte, podemos superar praticamente qualquer obstáculo, até a dor. A mente pode triunfar sobre a matéria. Quanto a continuidade, refere-se há harmonia que advém da constância de sua equipe técnica, que o acompanha a muitos anos, bem como, a tranquilidade e segurança que vem de sua família.



Bem, trouxe esses dois atletas, como exemplo de superação e de excelentes habilidades psicológicas, a fim de que possamos pensar  sobre o que faz de um atleta um campeão.



Pense nisso...e pergunte-se: - "Estou comprometido com minha prática esportiva?...estou sendo o melhor que posso ser?...onde quero chegar?"


Um abraço e até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário