RE=edirecionamento

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

“PAPEL DOS PAIS NO DESENVOLVIMENTO DE SEUS FILHOS ATLETAS"



Penso que o papel dos pais no desenvolvimento de jovens atletas é fundamental, principalmente tratando-se de modalidades individuais como dança, ginástica rítmica, música, tênis, natação, entre outros, principalmente por considerarmos que algumas delas são atividades de classe média. Sabe-se que nas práticas individuais, o nível de ansiedade é maior e, dependendo da modalidade, é necessário a participação dos pais para auxiliar seus filhos no desenvolvimento dos temas, que são realizados em casa. 

 
Pode-se dizer que o envolvimento dos pais  está diretamente relacionado ao nível de exigência da atividade, de acordo com as diferentes  modalidades esportivas, bem como, ao contexto sócio, econômico e cultural no qual está inserida. 

 
Considero que o papel dos pais no desenvolvimento de uma boa performance de filhos atletas é, sem dúvida, essencial. O que temos que pensar é  quais os aspectos históricos, culturais e geográficos estamos tratando. Se falarmos de futebol no Brasil, que é considerado uma Paixão Nacional, trata-se, pois, de uma grande influência para a prática deste esporte, bem como, o apelo financeiro desta atividade. O futebol é praticado em sua grande maioria por jovens oriundos de família de baixa renda, em que a situação sócio-econômica é um grande determinante para a falta de envolvimento e participação na vida esportiva destes jovens. Inclusive, muito desses jovens ficam alojados nos clubes onde jogam, sendo que o contato com suas famílias restringe-se ao telefone, ou correio on line.


 
Acredita-se, portanto, que se falarmos de famílias  de baixa renda e baixa escolaridade, a forma como motivam seus filhos pode estar relacionada às suas condições sócio-econômicas, bem como seu sistema de crenças e valores. Desse modo, aos olhos destes pais, a motivação e envolvimento esta de acordo com que eles têm como necessário e o que suas condições permitem. Estes filhos, jogadores de futebol, geralmente tem o ingrediente fundamental para a prática esportiva: PAIXÃO PELO FUTEBOL, o que constutui a grande motivação destes jovens, mais o apelo financeiro deste esporte. 


Tem algo que considero vital para uma boa performance de um atleta, a motivação intrinseca, que para um breve entendimento, pois isso é tema para outro texto,  podemos dizer que se trata de uma característica da PERSONALIDADE desse atleta. Mesmo que no esporte este jovem vai se construindo como individuo, adquirindo novos valores, traz consigo seu próprio repertório, o que o torna único, singular e,  ao meu ver, faz toda a diferença em ser ou não ser um grande atleta.



Uma boa leitura e um forte abraço a todos meus leitores e seguidores.

Até mais!



Um comentário:

  1. Continuaremos com esse tema, sendo que na próxima postagem, estarei falando sobre diferentes papéis assumidos pelos pais e qual a influência no desenvolvimento de seus filhos atletas.

    ResponderExcluir