RE=edirecionamento

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ALTA PERFORMANCE – Hábitos que fazem a diferença para atingir bons resultados.



Fala-se tanto em treinar, ter disciplina, dedicação, comprometimento com sua prática esportiva, superar os medos, ter autoconfiança, coragem, determinação e tantas outras exigências do contexto esportivo e características de personalidade  que se atribuem aos campeões, mas não é só isso, tem outros fatores que são tão importantes quanto esses acima citados.

Particularmente, compartilho das ideias trazidas pelo grande preparador físico, Nuno Cobra, o qual se tornou mais conhecido após ter sido o preparador de Ayrton Senna por mais de 10 anos. Minha forma de pensar vai de encontro a sua no que diz respeito ao olhar que se tem para o sujeito, onde a pessoa é vista de forma holística, ou seja, como um ser inteiro, em que faz parte corpo, mente, emoções e espírito.

 Vejamos algumas ideias, como segue:

v  SONO: A ciência já comprovou que o sono é fundamental para que nossas capacidades cognitivas, sendo elas, memória, linguagem, atenção, percepção, pensamento, raciocínio e imaginação, possam funcionar plenamente, sem prejuízos causados pelo cansaço desse organismo que teve poucas horas de sono ou noites mal dormidas. Nuno Cobra afirma em seu Livro “A Semente da Vitória” que o sono é determinante para uma boa performance, ficando claro para ele a diferença entre um sono reparador e um sono superficial e curto na frequência cardíaca e no desempenho esportivo de todos os seus atletas.

 

v  ALIMENTAÇÃO: Costumo dizer que somos o que comemos e o que pensamos. Portanto tão importante quanto ter pensamentos positivos é ter hábitos alimentares saudáveis. Estar consciente da importância de cada alimento e seus benefícios ao nosso organismo é fundamental para saber, por exemplo, o que comer após um treino, onde as proteínas são essenciais nesse momento, as quais auxiliam na formação da massa muscular. Também temos os carboidratos, fontes de energia, importantes serem ingeridos com o devido tempo para uma correta digestão, antes de um treino ou um jogo por exemplo. Há também as gorduras consideradas benéficas ao organismo presentes nas nozes e castanha de caju por exemplo, e mais ainda, minerais vitaminas e as fibras.

 

v  RESPIRAÇÃO: A respiração é o sopro de vida e de clareza mental. Porém estamos falando da respiração diafragmática, onde já compartilhamos um artigo neste blog explicando detalhadamente como respirar corretamente. Essencial para trabalhar níveis de ansiedade e como preparo para o treino mental, uma vez que há uma melhor oxigenação no cérebro revitalizando as funções mentais.
 

v  RELAXAMENTO: O próprio ato de respirar já é relaxante. Após algumas respirações lentas e profundas, percorresse com a mente em uma espécie de raio x em todas às  partes do corpo a fim de conseguir o relaxamento tão importante para aliviar as tensões, preparando mente e corpo para o treino mental.

 

v  TREINO MENTAL: Aplicação de técnicas cognitivas, entre elas mentalização das próprias capacidades, automotivação, visualização, de modo a desenvolver as habilidades psíquicas.

 

Importante ter-se a consciência de que a boa performance começa com o estilo de vida do atleta, o conjunto de hábitos que adota no seu dia-a-dia, onde suas escolhas iniciam com o despertar pela manhã, onde comer e beber algo saudável ao iniciar o dia ou sair de casa sem ingerir um alimento ou um líquido, começam a fazer toda a diferença para se atingir ou não os resultados desejados.

 

Um abraço a todos e uma boa leitura!

 

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário