RE=edirecionamento

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

OLIMPÍADAS 2012: Habilidades Psicológicas são Determinantes.




As Olimpíadas encerram com um  grande espetáculo, ficando em nossas lembranças o símbolo de união entre países, o congraçamento entre diferentes culturas, a emoção de ver a bandeira de sua nação sendo hasteada ao som do Hino Nacional. Isso é uma emoção que toca nossa sensibilidade e nos faz chorar ao ver a bravura, garra e determinação de muitos atletas que superam seus próprios limites humanos para trazer uma medalha para seu país.

Entre sorrisos e lágrimas, a alegria da vitória, a dor da derrota ou de uma medalha de ouro que contávamos como certa e deixamos escapar, entre tantas outras emoções, encerram os Jogos de Londres 2012. Foram tantos momentos dignos de serem destacados, momentos de força e superação, todavia o que fica evidente é que além de um bom preparo físico, boas habilidades técnicas e táticas de cada modalidade esportiva, no final das contas, o que será determinante para a vitória é o preparo mental dos atletas e o equilíbrio, a coragem e uma boa dose de ousadia de seus treinadores.

Corpo e mente, essa díade que fascina pensadores de todos os tempos, hoje se sabe da importância de reconhecer essa relação e do diálogo permanente que há entre essa dupla, e o que isso representa em nossas vidas e em nosso desempenho diante de diferentes situações diárias.

Como controlar nossas emoções?...Como controlar a ansiedade (quanto maior o medo, maior a ansiedade)?...O que fazer com a baixa auto-estima, com os níveis de confiança?...Como lidar com o estresse competitivo? ...O que fazer com a raiva?
 Realmente os pensamentos, as emoções e os sentimentos que isso gera no sujeito, atingem diretamente esse corpo que estava tão preparado para competir. Portanto, podemos inferir que além do treino técnico, tático e físico, faz-se extremamente necessário um Treino Mental, através do qual o atleta vai desenvolver Habilidades Psicológicas para que possa ampliar sua capacidade de enfrentamento diante de situações competitivas e/ou eventos estressores.

Claro que o contexto esportivo está para além do sujeito (do atleta), de suas características biológicas e psicológicas, onde muitas variáveis podem desestabilizar o atleta, entre elas, podemos citar como crucial a relação com o treinador, o quanto essa relação potencializa ou não, as habilidades e a motivação do atleta.

Digamos que a inscrição em nossos genes, aliada aos fatores ambientais, fazem de nós ser quem somos, como iremos agir diante de situações adversas, o quanto de vontade haverá em nós para executarmos nossas atividades, o quanto de paixão teremos pela vida, lembrando-se sempre que corpo e mente caminham juntos e que o preparo mental representa 90% de uma vitória.



Uma boa leitura a todos e até mais.

Um abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário