RE=edirecionamento

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DO ESPORTE?




Percebe-se que o esporte deixa de ser um ator coadjuvante, para tornar-se um fenômeno social, adquirindo um espaço considerável nos meios de comunicação, onde valores vigentes nas sociedades atuais, como competitividade, a busca constante pela excelência e bons resultados, perpassam às diferentes práticas esportivas, cujas modalidades, sejam elas individuais ou coletivas, produzem novos modos de ser, de se estar no mundo e de se estabelecer relações humanas.

Então, na verdade, estamos engendrados no sistema capitalista, sendo que o  capitalismo torna-se um jeito de organizar o estado, o qual vai gerenciando as relações entre as pessoas,  que vai organizando a sociedade em uma rede de relações de poder, na qual valores como sucesso, fama e poder, vão sendo disseminados em todos os segmentos do tecido social.

Mas, é isso o que queremos do esporte?...

O esporte é sinônimo de saúde física e mental. Pensamos em educar através do esporte, transmitindo valores e princípios como respeito às diferenças, a cultura do coletivo, a cooperação, a coesão e o solidarismo, entre outros, que consideramos importantes para que possamos formar cidadãos e assim construirmos uma sociedade saudável.

Sabe-se que deveria haver uma mudança nessa forma de organizar a sociedade, para que se pense no caráter humano das relações, no bem-estar dessa sociedade, visando muito mais a união do que o lucro somente, de modo a criar um sistema que aproxima as pessoas, inclui e acolhe.

Pensando aqui nas necessidades básicas do ser humano, podemos perguntar:

-“Mas o que é fundamental para o bem-estar da sociedade?...
O que realmente é importante?
Qual o verdadeiro sentido do esporte?...
Fama?...
Poder?...
Sucesso?”...

Bem, poderíamos dizer que isso é bom, faz parte de nossos desejos e fantasias de SER, ser alguém importante, influente na sociedade, na mídia e por aí afora. Porém, faz-se necessário termos um olhar crítico em relação ao verdadeiro sentido do esporte, a fim de que possamos modificar seu fazer tradicional.

Na verdade, temos enquanto humanos, uma necessidade que ultrapassa qualquer forma de poder e fama, que é a necessidade de sermos amado, de sermos aceito, de pertencermos a um grupo, a começar pela família, escola, amigos, trabalho, lazer, esporte e tantos outros grupos que possamos fazer parte.

Portanto, podemos concluir dizendo, que o fundamental para o bem-estar da sociedade, do esporte, é exercitarmos a aceitação do outro na convivência, respeitando suas diferenças, pois sem essa aceitação, não há fenômeno social. E ainda mais, o amor é a maior força do universo, é a emoção central na história da evolução humana, condição necessária para um desenvolvimento físico, mental, social e espiritual.















Nenhum comentário:

Postar um comentário